Quando devo comprar uma aeronave?

 

 

Segundo os americanos, que são os reis das estatísticas e pesquisas, você só deve comprar uma aeronave se precisa voar mais de 10 horas por mês. Segundo eles, se você necessita voar até 5 horas por mês, é melhor fretar uma aeronave. Se usar de 5 a 10 horas por mês, então a melhor solução é entrar em um programa de compartilhamento. Só acima de 10 horas por mês é que os custos e a disponibilidade compensariam você ter sua própria aeronave.

Bom, isso pode ser verdade lá por aquelas bandas. Aqui nos trópicos a coisa é bem diferente. Afinal, nos EUA qualquer cidade com pelo menos cinquenta mil habitantes é servida (e bem!) por um transporte aéreo regular. Aqui no Brasil, entretanto, um país com 5.570 municípios, apenas 121 têm algum transporte aéreo regular. E mesmo assim sem a necessária interconectividade.

Ontem mesmo atendi um “paciente” que me ligou desesperado:

–  “Doutor (adoro quando me chamam de “doutor”, me sinto o verdadeiro médico para distúrbios aeronáuticos!) estou acabado! Moro no Recife, e minha melhor filial fica em Barra do Garças. Tenho que ir lá quase toda semana e gasto um dia para ir e outro para voltar. Saio de madrugada e só chego a noite. Não aguento mais!!”

Eu falei: Calma, meu senhor. O senhor está sofrendo de deficiência da malha aeroviária. Mas tem cura. É só comprar um avião. Um Citation CJ2, por exemplo, faz esse trajeto em 2:40 horas, e o que é melhor: na hora e dia que você quer.

Pelos padrões americanos, provavelmente esse infeliz paciente seria posto num programa de propriedade compartilhada. No Brasil não temos ainda esses programas fora do eixo Rio/São Paulo. Assim, a compra de uma aeronave é a única solução.

A hora certa de comprar uma aeronave é quando você sente que não consegue crescer o seu negócio sem uma solução rápida de deslocamento. É o chamado custo de oportunidade. É necessário fazer esse investimento para obter maior produtividade e lucratividade.